Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
A relação entre integração política e conexão física na América do Sul como processos de desenvolvimento socioeconômico - Uma análise do Eixo Amazonas
Thaís Virga Passos.
XIV Jornadas Interescuelas/Departamentos de Historia. Departamento de Historia de la Facultad de Filosofía y Letras. Universidad Nacional de Cuyo, Mendoza, 2013.
Resumen
Essa pesquisa se propõe a investigar se e em que medida a ampliação dos fóruns de diálogo político entre os países da América do Sul, nos anos recentes, pode favorecer a agenda integracionista da região, e, principalmente, de que maneira o fortalecimento da conexão física pode constituir um fator de desenvolvimento socioeconômico nos países envolvidos. Mais especificamente, procurará examinar, com foco na análise do Eixo Amazonas englobado nos projetos da Iniciativa de Integração da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), efeitos dos projetos de integração física sobre o desenvolvimento socioeconômico. A criação de instituições multilaterais e o estabelecimento de uma ampla agenda de projetos voltados para a integração regional vêm ocorrendo no contexto político da formação de governos de esquerda e centro-esquerda (também chamados de “progresssistas”), a partir dos primeiros anos do século XXI. Adicionalmente, vem sendo registrada uma melhora nos indicadores econômicos e sociais em grande parte dos países da região. Corrobora para tal, dentre outros aspectos, o estabelecimento de programas sociais similares através de uma maior conexão política, a qual pode se ampliar para a esfera econômica. Alguns governos sul-americanos consideram que a integração física baseada nos recursos energéticos e na infraestrutura pode levar a uma integração mais ampla, através da atração de investimentos, da transferência de conhecimento e da maior circulação de bens e serviços.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.