Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Espelho Quebrado: os espaços de acolhimento como estratégia de superação e libertação da violência doméstica no estado de Pernambuco
Vinícius Paulino Lopes Da Silva Vinicius, Elizabeth Da Silva Alcoforado Rondon Beth y Jessica Layane Da Silva Galino Jéssica.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
O Brasil tem em um de seus aspectos embrionários a questão da violência, e que de fato essa palavra tão alarmante reflete nas relações sociais cotidianas da atualidade, sobretudo, na instituição familiar. Não podendo deixar de fora o estado de Pernambuco, que tem deixado gritantes índices de violência, principalmente contra mulheres, crianças e adolescentes. O que de fato está mais explícito é a maneira com que a violência doméstica se instaura em meio a esse convívio social dentro da própria família, e que tem em sua reprodução a não exclusão continua da violência por meio do abuso sexual, principalmente, por meio do incesto e devido à cultura paternal, a vítima se culpabiliza pelos atos cometidos pela figura paterna, contribuindo para que os abusos se camuflem e as agilidades dos meios interventivos se dificultem e muitas vezes, possam ser anulados. Este projeto visa, analisar como o abuso sexual intrafamiliar contra crianças e adolescentes contribui para a perda do poder familiar, precisando de aparatos interventivos, sejam eles de caráter judicial e a transferência da rotina social por parte das vítimas aos espaços de acolhimento institucional, que por muitas vezes, esse distanciamento da rotina reflete negativamente na construção de personalidade desses cidadãos enquanto atores sociais. A metodologia se baseia no destaque a coleta detalhada de dados secundários para acompanhar e analisar de forma objetiva o conteúdo expresso em documentos oficiais como fichas de notificação compulsória, inquéritos judiciais, acesso a documentos da instituição de acolhimento dessas crianças e adolescentes. Além de entrevista com os profissionais que atuam no atendimento de crianças e adolescente em regime de acolhimento. Obtem-se como resultado um aprofundamento teórico e metodológico e redirecionamento da pesquisa, no que diz respeito a entrevistar crianças e adolescentes sob a tutela do Estado, visto que o projeto inicial destinava-se principalmente a crianças e adolescentes vitimas da violência doméstica. Portanto, o projeto fora concluído parcialmente, focando num primeiro momento no aprofundamento teórico- metodológico. Na segunda etapa, será efetivada a pesquisa de campo com os profissionais que atuam na instituição de acolhimento voltada para crianças e adolescentes, que por sua vez, esses menores sofrem com a perversidade desse ato de poder que se denomina violência, mas que “A libertação é o próprio movimento metafísico ou transotológico pelo qual se ultrapassa o horizonte do mundo. É o ato que abre a brecha, que fura o muro e se adentra na exterioridade insuspeitada, futura, nova da realidade.” DUSSEL Enrique - Filosofia da Libertação, 1977 p. 67 Palavras- chave: Acolhimento institucional; Violência domestica; Crianças, Adolescentes e libertação.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.