Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
JUVENTUDE E MOVI MENTOS SOCIAIS: Ação Coletiva e Protagonismo na Educação e na Cultura em Mossoró/RN
Ana Maria Morais Costa, Aline Pereira de Azevedo, Daiane Duprat Serrano, Denner Morais Dantas, Francisca Jozielle Alves de Morais, Pedro Henrique Moreira Dantas y Lucas Sullivam Marques Leite.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Apresenta resultados de uma pesquisa iniciada no ano de 2015 e ainda em curso até dezembro de 2017, intitulada de Juventude e Movimentos Sociais: repertórios, performances e estratégias da ação coletiva em Mossoró/RN. Fundamenta-se no instigante debate vivenciado no campo das ciências sociais e humanas, de que as recentes mobilizações protagonizadas pela juventude, sobretudo, o ciclo de mobilizações no Brasil e no mundo desencadeado em junho de 2013 indica uma possível reconfiguração das práticas dos atores coletivos e a emergência de novos sujeitos e ações contestatórias. Compreendendo que a participação política da juventude em ações contestatórias é recorrente na história da construção e conquista da cidadania no Brasil, essa pesquisa aprofunda o estudo sobre o protagonismo da juventude organizada em movimentos sociais, organizações e redes de mobilização, na constituição, formação e consolidação de conquistas nos âmbitos da educação e da cultura em Mossoró/RN, cidade localizada no Nordeste Brasileiro. Bem como, a identificação de possíveis elos dos repertórios e performances políticas atuais com o protagonismo da juventude da década de 1980. Para esse fim define como horizonte temporal dois períodos históricos distintos: a década de 1980 e os primeiros anos da segunda década do Século XXI, ou seja, de 2010 a 2015. Esses momentos são relevantes como marcos de expressões das ações coletivas que resultaram em conquistas nos campos da educação, da cultura e na ocupação de espaços públicos. A pesquisa aprovada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) edições 2015/2016 e 2016/2017 compreende três eixos: 1) Trajetórias e processos de lutas e movimentos sociais nos anos 1980. Histórias de lideranças jovens, construção da identidade pelos movimentos sociais, identificação das pautas e conquistas realizadas e a relação dessas, com a cultura e a educação em Mossoró/RN. 2) Práticas e ações coletivas da juventude no período de 2010 a 2015. 3) Cartografia simbólica das aproximações e distanciamentos dos movimentos da década de 1980 e do período de 2010-2015, quanto às motivações, pautas, impactos políticos e sociais, conquistas nos âmbitos da educação e da cultura e ocupação dos espaços públicos. Busca-se construir recortes interpretativos-teóricos sobre a natureza, formatos organizativos do associativismo civil e os diversos elos presentes nos repertórios da luta pela cidadania no Brasil bem como, o seu significado em termos de mudanças sociais e para a consolidação de um campo de estudos que coloca a juventude, como sujeito de direitos, com demandas e especificidades próprias em todos os âmbitos da vida social.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.