Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Ações intersetoriais de proteção e promoção à saúde ambiental e à saúde do produtor de fumo em municípios do sul do país
Marilise Oliveira Mesquita, Luana Rodrigues, Deise Lisboa Riquinho, Eliziane Francescato Ruiz y Vilma Constância Fioravante Dos Santos.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Ações intersetoriais de proteção e promoção à saúde ambiental e à saúde do produtor de fumo em municípios do sul do país A cultura do tabaco no estado do Rio Grande do Sul-Brasil, acontece em minifúndios de 1 a 5 ha, na forma de monoculturas familiares. No processo de plantio do fumo são utilizadas altas concentrações de diversas classes de agrotóxicos. Como agravante, estes venenos são aplicados sem os devidos cuidados por parte dos trabalhadores que os utilizam de forma a causar prejuízos à sua saúde, e com alto risco de atingir e contaminar áreas adjacentes (rios, córregos e lençol freático). O objetivo deste estudo foi avaliar as ações intersetoriais de promoção e proteção à saúde do fumicultor e à saúde ambiental, executadas por gestores municipais de três municípios produtores de tabaco no estado do Rio Grande do Sul-Brasil. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os secretários municipais do meio ambiente e da agricultura, e com extensionistas rurais, entre os meses de março a dezembro de 2014. As perguntas foram sobre: o uso de agrotóxicos e a proteção da saúde humana e ambiental, os setores locais envolvidos e as dificuldades encontradas pelos gstores para realizar as ações. Os temas apontados nas entrevistas foram agrupados em diferentes tópicos relacionados à saúde do produtor rural e à saúde ambiental: Educação ambiental e agrotóxicos; saúde do agricultor das áreas rurais; ações para mitigação dos impactos ambientais causados pelos agrotóxicos; diversificação de cultivos, uma nova oportunidade e as dificuldades encontradas pelos gestores. Foi observado o importante papel do serviço de extensão rural na educação ambiental para crianças e adultos nas populações rurais. Nos três municípios onde foram entrevistados os gestores as ações dos extensionistas rurais foram citadas pelos gestores da saúde e do meio ambiente como positivas e fundamentais, demonstrando a importância deste serviço nas cidades do interior do estado. Outra questão observada foi a dificuldade em tratar do "uso seguro" dos agrotóxicos. O abandono do uso de agrotóxicos, em prol da segurança ambiental e pela saúde do produtor rural, tem empecilhos pelo modo de produção convencional no sistema integrado, cada vez mais dependente dos insumos químicos. A educação ambiental no ensino formal e informal parece ser uma importante via modificadora desta realidade.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.