Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
O PACTO PELA EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO-PPE COMO POLÍTICA DE GESTÃO POR RESULTADOS PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE ENSINO E DESEMPENHO COGNITIVO DOS ALUNOS E SEUS EFEITOS NA EREM BENTO AMÉRICO - BELO JARDIM-PE
Cristiane da Silva Freitas Oliveira y Ricardo de Oliveira Ferreira.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Esse texto tem como objetivo apresentar e propiciar o diálogo sobre a política de gestão de resultados na Rede Pública de Ensino do Estado de Pernambuco, mais especificamente o Pacto pela Educação - PPE, implantado em 2011 que tem por finalidade pôr em prática ações estratégicas do Governo através de metas estabelecidas, acompanhamento periódico de resultados e o pagamento de bônus por desempenho, na intenção de obter melhorias na qualidade de ensino, considerando o baixo índice de aprendizagem cujo percentual estava entre 3,1 em 2011(atualmente 3,9), analisados pelo Ideb- Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, calculado a cada dois anos e que pode variar de 0 a 10 e leva em conta a prova Brasil e as taxas de aprovação. Mediante a problematização aqui apresentada, este texto pretende refletir e discutir sobre os fatores cognitivos, intra e extra escolares como implicadores de aprendizagem ou não dos alunos do Ensino Médio da Rede Pública do Estado de Pernambuco, tendo como experiência os efeitos do Pacto pela Educação na EREM Bento Américo do Município de Belo Jardim. Essa escola, que mesmo diante dos desafios superou as metas estabelecidas elevando o índice de qualidade de ensino passando de escola prioritária a Escola de Referência do Ensino Médio – EREM, através do efetivo monitoramento em busca da causa de possíveis empecilhos, a fim de corrigi-los através de planos de ação e de metas em um planejamento estratégico. Concernente a metodologia, serão analisados os aspectos bibliográficos e documentais pertinentes ao tema, além das ações vivenciadas pelos professores, alunos, coordenação e gestão no contexto escolar para a melhoria cognitiva dos alunos e elevação do índice de aprendizagem. Portanto, esse trabalho propõe uma reflexão sobre os resultados da intervenção do Estado através de políticas públicas voltadas para a promoção da qualidade de ensino, para a melhoria cognitiva dos alunos e seus efeitos concretos em sala de aula, a exemplo das ações vivenciadas na EREM Bento Américo.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.