Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
DINÂMICAS DA CONSTRUÇÃO SOCIAL DA NATUREZA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE POPULAÇÕES RURAIS, POLÍTICAS AMBIENTAIS E DE TURISMO EM GUARAMIRANGA-CE, BRASIL
Germana Lima de Almeida, Danielle dos Santos Costa y Maria Betania Ribeiro Torres.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Apresenta-se um aprofundamento das questões suscitadas pelo processo de mudança social ocorrido nas populações rurais de Guaramiranga (CE), entre as décadas de 1990 e 2000, refletindo até hoje na reprodução social de sua população. Trata-se de um município tradicionalmente agrícola desde seu povoamento e até a década de 1990, quando registrava ainda 93% de seus habitantes, direta ou indiretamente, ligados à agricultura. A partir de 1991 o município tornou-se palco do interesse de políticas públicas ambientais e turísticas que incluíram 92% de seu território em uma Área de Proteção Ambiental-APA. Nesta conjuntura, tem-se por objetivo apreender alguns aspectos da mudança conceitual da natureza - enquanto espaço socialmente significado. Investiga-se os eventos motivadores de sua nova construção conceitual e social, que resultou em uma brusca adaptação desta população aos novos “usos” e “significados” da natureza, no referido período. Este aprofundamento dos achados de Almeida (2014, 2015), parte de uma compreensão antropológica sobre o fazer agrícola tradicional e sua reprodução social ali situados e consoantes aos estudos de Woortmann e Woortmann (1997), Durham (1973) e Lanna (1995). O debate é ampliado pela dinâmica globalizada, apreendida principalmente por Harvrey (1993) evidenciando a redução de fronteiras físicas ou virtuais, bem como uma crescente uniformização de aspectos sociais atrelados às categorias de “espaço” e “tempo”. Os resultados retratados neste estudo de caso, evidenciam as dimensões não apenas materiais dos conflitos desencadeados pela multiplicidade de atores sociais e de interesses que agem, reivindicam ou instrumentalizam os novos atributos que são dados à natureza local. Transformando não apenas a compreensão do agricultor local sobre a natureza, bem como, toda a sua reprodução social; expõe-se as raízes ideológicas de alguns dos distintos grupos de interesses que agiram localmente na transformação deste município rural, nos anos 1990, em um polo turístico do estado do Ceará (Brasil) no intervalo de apenas uma década; consolidando-o como um dos principais expoentes da modalidade, até os dias atuais.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.