Pesquisador da área História da Educação. Atualmente investiga os processos de implementação da pré-escola pública na cidade e no estado do Rio de Janeiro, na primeira metade do século XX. Pós-doutorado em Políticas Sociais (2019), pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Doutor (2018), e mestre em Educação (2015), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É licenciado em Pedagogia plena pela mesma instituição (2012). Autor do livro infantil "Maria Guilhermina, uma professora viajante" (2018). É membro pesquisador da Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina (REHIAL) desde 2015; e membro do Conselho Internacional de Museus, no Comitê Internacional de Museologia (ICOM/ICOFOM), desde 2013.
| PROEDES - Universidade Federal do Rio de Janeiro. | |
|
Red de Estudios de Historia de las Infancias en América Latina. |
| International Council of Museums. |
MONÇÃO, Vinicius (2020). Debates sobre Jardins de Infância no Congresso de Instrução (Rio de Janeiro, 1883). Rev. Caminhos da Educação: diálogos, culturas e diversidades, 2 (1), 43-68.
[
Texto completo ]
[ Link externo ]
RIZZINI, Irma, MARQUES, Jucinato de Sequera y MONÇÃO, Vinicius (2015). As tropelias e assuadas de escolares e garotos na cidade do Rio de Janeiro entre os séculos XIX e XX. REVISTA EDUCAÇÃO EM QUESTÃO, 53 (39), 159-185.
[
Texto completo ]
MONÇÃO, Vinicius (2019). O Congresso da Instrução (1883): análise sobre a atuação feminina e as proposições sobre a educação infantil. X Seminário Internacional As Redes Educativas e as Tecnologias: Liberdade acadêmica, produção e circulação de conhecimentos. Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
[
Texto completo ]
[ Link externo ]
de Moraes Monção, Vinicius (2013). "Um dos crimes que deveria ser severamente punido é o emprego da força contra menores": Notícias sobre o castigo físico contra crianças na Gazeta de Notícias (1875-1877). VII Seminário Internacional – As Redes Educativas e as Tecnologias: transformações e subversões na atualidade. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
[
Texto completo ]