Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
O que a poesia marginal pode acrescentar à discussão sobre periferias em São Paulo (Brasil)? Reflexões sobre configurações simbólicas contemporâneas de alteridades e marginalidades a partir do Slam Resistência
André de Pieri Pimentel André.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
Este texto é uma elaboração inicial de pesquisa de mestrado em andamento. Pesquisa essa que possui como ponto de partida etnográfico o Slam Resistência, uma espécie de competição de poesia falada que é realizada uma vez por mês na praça Roosevelt (região central de São Paulo, Brasil). A organização do evento é autônoma e sem fins lucrativos. De modo geral, os poetas que frequentam essas competições, os slams, bem como os seus organizadores, são ligados à cena da poesia e da literatura marginal-periférica paulistana. Importante ressaltar que o que aqui eu chamo de “literatura marginal-periférica” não se limita a um conjunto de traços estéticos, tem muito mais a ver com o compromisso com uma espécie de projeto político/pedagógico que visa a emancipação dos moradores das periferias urbanas através da literatura e da arte. Sob essa perspectiva, os slams se configuram enquanto espaços políticos, irradiadores de discursos que se propõem e se reivindicam enquanto visão crítica da sociedade contemporânea. Nesse texto eu proponho uma revisão, teórica e bibliográfica, sobre a construção de alteridades simbólicas no cenário social da cidade de São Paulo (Brasil) pós-anos 90. Essa revisão partirá de enunciados com os eu quais tive contato ao frequentar o Slam Resistência – No conteúdo das poesias lá declamadas, em discursos lá ouvidos, em certas interações sociais observadas durante minhas idas a campo. Ao promover esse diálogo, entre a produção artística dos poetas marginais-periféricos e a produção acadêmica, não tenho a intenção de defender que um discurso deva se sobrepor ao outro, nem mesmo que ambos se situam em um mesmo nível de interlocução. A tentativa de estabelecer um vínculo, entre o empírico e o conceitual, parte da premissa de que a produção acadêmica se baseia no diálogo e na tensão entre ambos os planos, e não em uma sobreposição de algum pelo outro. Este texto é uma versão condensada da primeira parte de minha dissertação de mestrado, que está prevista para ser entregue no início de 2018. Além dessa primeira parte, mais teórica/conceitual, a dissertação terá uma segunda parte dedicada a uma análise mais detida do material etnográfico produzido a partir das minhas idas a campo. Palavras-chave: Slam Resistência, slam poetry, poesia marginal-periférica, São Paulo.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.