Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Os povos indígenas da microrregião de Itaparica e o uso das ferramentas tecnológicas na educação escolar: capacitação através de material direcionado
Lincoln Tavares Dos Santos y Júlio César De Carvalho Barros.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
A educação na microrregião de Itaparica no sertão de Pernambuco, especificamente os povos das etnias Pankararu, Pankararu entre Serras, Pankará, Pipipã e Atikum, sofrem sem ter materiais educacionais adequados a sua realidade e cultura, em projetos de extensão executados nestes povos entre os anos de 2013 e 2015, todos estes relacionados a educação, como: OS POVOS INDÍGENAS DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA E O USO DAS FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: PROGRESSO OU REGRESSO e O PERFIL DA GESTÃO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS ESTADUAIS PERNAMBUCANAS DA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA, sendo este um sério problema detectado nas escolas públicas indígenas do sertão pernambucano, principalmente, em relação a utilização de novas tecnologias na sala de aula. Nesta revolução tecnológica, não se permite o direito de fechar os olhos para a modernização e suas tecnologias. Neste projeto, foi elaborado um material educativo direcionado a cultura indígena da região, ilustrando as práticas recomendadas para utilização destas ferramentas tecnológicas e ainda apresentar a importância sobre a sustentabilidade no descarte do lixo eletrônico, a segurança da informação, redes sociais e bullying digital. Foi selecionado o povo Atikum para a execução do projeto de inserção de materiais direcionados, este, localizado na Serra Umã, no município de Carnaubeira da Penha, a Escola Estadual Governador Estácio Coimbra atende cerca de trezentos (300) alunos nos turnos: matutino, vespertino e noturno entre as modalidades do ensino médio e fundamental II. A capacitação dos discentes e professores da instituição, se deu em três momentos distintos, no início das palestras era apresentado um questionário com 5 (cinco) perguntas básicas sobre os temas que seriam abordados, ao final de cada palestra os mesmos alunos respondiam as mesmas perguntas, neste momento já se notou uma nítida discrepância entre os resultados do inicio e do fim da capacitação. Após 3 (três) semanas voltamos a Escola para aplicar novamente os questionários, tivemos uma grande margem de absorção, ficou evidenciado que o material direcionado, aliado com a capacitação é um grande instrumento de disseminação do conhecimento. Conclui-se que este povo indígena pode utilizar as ferramentas tecnológicas de maneira mais eficaz e constante nas suas atividades diárias, e ainda compreender a importância sobre sustentabilidade no descarte do lixo eletrônico, na segurança da informação, redes sociais e bullying digital. Espera-se que os membros capacitados quando se sentirem confortáveis na utilização dessas ferramentas, sejam os agentes replicadores do conhecimento dentro do povo indígena. Palavras-chave: Educação, Indígenas, Ferramentas Tecnológicas.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.