Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
O trabalho de iniciação à docência em escolas municipais de praias da Ilha Grande: uma experiência com classes multianuais
Maria Aparecida Alves.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
O objetivo deste texto é analisar o trabalho de iniciação à docência de alunos de um curso de Pedagogia que foi realizado em escolas municipais localizadas em praias da Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro. Buscamos compreender as estratégias que foram utilizadas pelos referidos alunos para auxiliar o trabalho pedagógico que é desenvolvido naquelas escolas. Mais especificamente, trata-se de descrever e analisar as alternativas de ensino que foram empregadas para estimular o aprendizado em sala de aula. O nosso referencial teórico-metodológico fundamenta-se na Sociologia da Educação. Partimos de observações realizadas durante os anos de 2014 e 2015, enquanto coordenadora de um projeto, na área de ensino, realizado no âmbito do curso de graduação em Pedagogia da Universidade Federal Fluminense, campus de Angra dos Reis, que esteve vinculado ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIDIB-UFF, e que contou com financiamento de 18 bolsas através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior – CAPES. Na coordenação deste projeto, trabalhamos com a temática “A memória como tema transversal articulador dos conteúdos escolares das classes multianuais de escolas municipais de praias da Ilha Grande”, em que orientamos o trabalho de quinze bolsistas de iniciação à docência e de três bolsistas supervisoras (professoras-diretoras), para atuarem em escolas da Ilha Grande. O objetivo do referido projeto de ensino foi buscar a melhoria da formação docente de bolsistas do curso de licenciatura em Pedagogia do Instituto de Educação da UFF, através da prática e troca de conhecimentos científicos e pedagógicos, sob nossa orientação acadêmica e com o acompanhamento de um professor da escola, que seria o supervisor das atividades. As escolas da Ilha Grande estão estruturadas para atender as turmas do primeiro segmento do ensino fundamental, formadas por turmas multianuais, ou seja, a mesma sala comporta alunos do primeiro ao quinto ano, o que faz com que os professores tenham que utilizar estratégias criativas que ultrapassem o modelo tradicional de sala de aula. A Rede Municipal da cidade de Angra dos Reis-RJ possui setenta unidades escolares, sendo doze delas nas praias da Ilha Grande. Destas doze escolas, sete participaram do subprojeto PIBID. É importante ressaltar que as crianças, os bolsistas e alguns professores são transportados diariamente através de barcos que são contratados pela Prefeitura Municipal de Angra dos Reis. Os barcos saem todos os dias às seis horas da manhã do cais do porto no centro de Angra e seguem recolhendo crianças de várias praias, levando-as para as praias mais povoadas que possuem escolas, sendo que as crianças retornam no início da tarde para suas casas.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.