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Dorival Caymmi e o campo musical brasileiro: considerações sociológicas
Glauber Luna.
XXXI Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Asociación Latinoamericana de Sociología, Montevideo, 2017.
Resumen
A presente exposição tem por objetivo discutir os mecanismos, os percursos trilhados pelo compositor e cantor baiano Dorival Caymmi que lhes possibilitaram alçar-se (ou ser alçado) ao posto de estrela do rádio em finais da década de 1930 e durante a década seguinte e, consequentemente, figura notória da música popular brasileira. Não pretendemos com isso, questionar o valor da sua obra lítero-musical que, apesar de reduzida quando se comparada com a produção de outros artistas que compuseram por um período equivalente, já há muito encontra-se solidamente reconhecida como obra de significativo valor no cerne do cancioneiro do país. Neste sentido, buscamos expor, sob inspiração dos escritos do sociólogo Norbert Elias acerca da vida de Mozart (1995), a construção do artista Dorival Caymmi correlacionando-a, sobretudo, com as instâncias de consagração de um músico no interior do campo artístico em geral, e do campo musical em específico (BOURDIEU 2010, 2011). Ao tratarmos das instâncias de consagração e dos campos artístico e musical das primeiras décadas do século XX, temos em mente o nascente sistema de radiodifusão do país, a incipiente indústria fonográfica brasileira, as mídias impressas (jornais e revistas), enfim, todo um conjunto de instituições que, correlacionadas, constituem aquilo que os estudiosos Adorno e Horkheimer denominaram por Indústria Cultural (1985).
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