¿No posee una cuenta?
GRUPO FOCAL E A PRECISÃO DE RESULTADOS NA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Martins, Cláudia Patrícia T G - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
Pavão, Silvia Maria de Oliveira - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
Pavão, Silvia Maria de Oliveira - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
III Congreso Internacional de Ciencias Humanas. Escuela de Humanidades, Universidad Nacional de San Martín, Gral. San Martín, 2024.

Resumen
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
Rio Grande do Sul - Brasil
GRUPO FOCAL E A PRECISÃO DE RESULTADOS NA REALIZAÇÃO DE PESQUISAS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO
Mestranda Cláudia Patrícia Martins Prof. Drª Sílvia Maria de O. Pavão
E-mail: profeclaudiapatricia3@gmail.com
Atualmente, o uso de "Grupo Focal" como método de coleta de dados em educação tem sido amplamente divulgado e utilizado nos últimos anos em pesquisas nas áreas de ciências humanas e sociais, principalmente por ser um meio de interação entre os participantes da pesquisa.
O Grupo Focal pode ser empregado como único instrumento de coleta ou como uma etapa inicial para a interação do grupo antes de uma entrevista ou questionário. Embora saibamos que o Grupo Focal seja um instrumento, é uma técnica para a realização de pesquisa, é sobre essa técnica que desejamos investigar.
O presente trabalho propõe-se a analisar a técnica de Grupo Focal por meio da obra de Bernardete Angelina Gatti, no livro "Grupo Focal em Ciências Sociais e Humanas", utilizando-a como base para avaliar até que ponto a interação e a troca entre os participantes dos grupos focais facilitam ou dificultam a obtenção de respostas mais precisas nas pesquisas.
A mediação do pesquisador pode, ocasionalmente, conduzir ao resultado esperado. Sabemos que, em toda pesquisa baseada em entrevistas e questionários, nem sempre alcançamos 100% de veracidade.
Segundo Gatti (2005), o Grupo Focal é uma metodologia qualitativa que busca captar percepções, emoções e ideias dos participantes, proporcionando um ambiente de interação que favorece a manifestação de uma variedade de perspectivas e processos emocionais.
Ao conduzir esta pesquisa com grupo focal (professores), inicialmente selecionamos os participantes, que devem ser cerca de dez pessoas, todas com o mesmo nível de entendimento sobre o tema proposto ("até que ponto sou fidedigna ao responder perguntas relacionadas às práticas do meu trabalho como professor").
Selecionamos também os observadores (pessoas externas ao grupo focal responsáveis apenas pela anotação, sem intervenção) e o moderador, que pode ser o próprio pesquisador ou pesquisadora, responsável por mediar as falas dos participantes.
O moderador deve ser o mais criativo possível para estimular a discussão sobre o tema.
Gatti (2005) o registro do trabalho desenvolvido no grupo focal em áudio e vídeo emerge como uma valiosa alternativa para assegurar a autenticidade das informações e evitar qualquer perda de dados durante a análise subsequente da sessão.
Após as mediações com o grupo focal, será entregue um questionário para concluir a coleta de dados da pesquisa.
A conclusão do trabalho será feita através da compilação dos dados obtidos com os dois instrumentos (grupo focal e questionário), dos quais acreditamos que o resultado desta pesquisa será certificar-se de que a maioria das pessoas realmente utiliza suas vivências e experiências pessoais ao responder quando questionadas.
Palavras-chave: Grupo Focal. Pesquisa Qualitativa. Perguntas e Respostas. Veracidade.
Referências Bibliográfica
GATTI, Bernadete Angelina. Grupo focal na pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. Brasília: Líber Livro, 2005.
MENDES, Lenarde Nascimento dos Santos. Grupo Focal como Técnica de Coleta de Dados. UNISANTOS. Pesquisa em Pós-Graduação.Série Educação, nº9.
Texto completo

Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.