Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NAS ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL NO SUL DO BRASIL: UM ESTUDO ACERCA DOS TEMPOS E ESPAÇOS CURRICULARES
Estefani Baptistella - Universidade Federal de Santa Maria.
Rosane Carneiro Sarturi - Universidade Federal de Santa Maria.
III Congreso Internacional de Ciencias Humanas. Escuela de Humanidades, Universidad Nacional de San Martín, Gral. San Martín, 2024.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/esz9/HqW
Resumen
O presente trabalho foi desenvolvido no Curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação(PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Linha de Pesquisa 2 (LP2): Políticas Públicas Educacionais, Práticas Educativas e suas Interfaces, apresenta como temática a organização curricular das escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria/RS. O objetivo foi analisar a organização curricular de três escolas municipais de Ensino Fundamental, de Tempo Integral de Santa Maria/RS e sua articulação com os tempos e espaços, considerando a realidade social. Os objetivos específicos da pesquisa foram: reconhecer o percurso histórico da Educação Integral no Brasil e suas implicações mediante reformas das políticas educacionais; Tencionar os pressupostos teóricos que orientam as políticas públicas educacionais para a Educação Integral; Conhecer os princípios da Educação Integral presentes no currículo das três escolas municipais de Tempo Integral de Santa Maria. A metodologia utilizada é de abordagem qualitativa, do tipo estudo de casos múltiplos, realizada nas escolas lócus do estudo, com professores e gestores, através de análise documental, observação participante e grupos focais. Posteriormente, para análise e discussão dos dados, desenvolveu-se uma metodologia baseada na análise de conteúdo, a partir das etapas elaboradas por Lawrence Bardin (2011). Como referencial teórico, destaca-se: Arroyo (2013); Chrispino (2016); Felício (2010, 2012); Gadotti (2009); Moll (2012) e Silva (2005). Os resultados da pesquisa apontam que as escolas de Tempo Integral de Santa Maria/RS encontram-se em processo de implementação e ajustes da Educação Integral em seu currículo, sendo possível afirmar que compreendem a importância da ressignificação dos tempos e espaços e a reorganização do currículo direcionado para as práticas pedagógicas de formação integral. Portanto, é possível evidenciar que a reorganização curricular, juntamente com os tempos e espaços contribuem de forma significativa com o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes, bem como, são caminhos para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, com uma formação integral dos estudantes. Palavras-chave: Políticas Públicas. Educação Integral. Currículo em Tempo Integral. Tempos e Espaços. Formação Integral.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.