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Construindo epistemologias musicais alternativas
Favio Shifres.
XXIX Congresso de Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música. Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música, Pelotas/RS, 2019.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/puga/nrX
Resumen
O grupo começou relatando suas experiências pessoais no ambiente acadêmico. Após,foi possível identificar três âmbitos principais de tensão entre a epistemologia que sustenta aacademia e as experiências de vida. Estes são: i. pedagógico - referindo-se a hegemonia domodelo pedagógico acadêmico, herdeiro da tradição de conservatórios europeus; ii. políticoinstitucional - referindo-se às estruturas universitárias sustentadas pelas relações de poderhierárquico; iii. concepções de música - referindo-se ao dilema epistemológico ético, ou seja,relativo às concepções e valorações da prática musical. Foram discutidos esses pontos e seevidenciou que todos eles estão vinculados ao problema epistemológico originado pelahegemonia do saber musical eurocêntrico, mais especificamente sobre o modelo acadêmicoadotado pela universidade e seus desdobramentos na prática acadêmica e profissional domúsico.Chegou-se ao consenso quanto à necessidade de trabalhar sobre modelos depensamento que promovam rupturas com o modelo vigente, no sentido de dar visibilidade aoutras modalidades de saberes ou conhecimentos tradicionalmente ignorados. Para tanto, foiconstituído um grupo de estudo, discussão e colaboração que se propõe a aprofundar ostópicos levantados a partir do compartilhamento de experiências pessoais. Por fim, o objetivogeral desse estudo colaborativo é propor a coexistência entre os diversos saberes, visandoassim uma abordagem pluriversal dos estudos musicais na academia.
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