Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
Clareza, concisão e coesão: princípios e métricas de legibilidade aplicados ao texto de pós-graduandos em Ciência da Informação
Kern, Vinícius Medina, Pellegrini, Eliane, Mendonça, Thais Carrier, Fagundes, Priscila Basto, Günther, Leonardo Lima, Mello, Josiane, Sembay, Márcio José, Hernandez, Bianca Ferreira, Andrade, Rebeca Silva Fernandes de Moura, Costa, Amabile, Cechinel, Carolina Martins, Sperber, Mariane, Oribka, Rosane, Freund, Gislaine Parra, Gavron, Edson Mário, Vitaliti, José María, Chiaradia, Luiz Felipe Correa, Menezes, Graciela Sardo, Barbosa, Everton Rodrigues, Custódio, Marcela Gaspar, Garcez, Dirnele Carneiro, Souza, Marcela Reinhardt de, Estácio, Letícia Silvana dos Santos y Orelo, Eliane Rodrigues Mota.
AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, vol. 10, 2021, pp. 27-37.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/pruC/3d4
Resumen
Introdução: a barreira da língua dificulta publicar em inglês mesmo quando há mérito científico, pois o problema começa em português, na dificuldade em escrever como a ciência requer. Qual o impacto da aplicação de princípios de clareza, concisão e coesão na extensão e legibilidadede textos científicos? Esta pesquisa objetivou verificar esse impacto ao comparar extensão e indicadores de legibilidade antes e após a aplicação dos princípios. Método: vinte e cinco estudantes de pós-graduação em Ciência da Informação anotaram um texto científico próprio e o de três colegas, em revisão por pares duplo-cega, indicando problemas de estilo de quatro tipos: palavra desnecessária, distância sujeito-verbo excessiva, nominalização excessiva e contextualização tardia. Cada autor reelaborou seu próprio texto para resolver os problemas anotados. Os textos originais e reelaborados foram comparados em extensão e escore de facilidade de leitura de Flesch. Textos originais e reelaborados da literatura também foram mensurados como referência. Resultados: Todos os textos diminuíram em extensão após reelaborados, embora tenha havido mais atenção a problemas gramaticais do que aos quatro problemas de estilo. Houve 13 aumentos, duas manutenções e 10 diminuições nos escores de legibilidade. Esse resultado é compatível com o estudo-referência com textos da literatura. Conclusão: a aplicação dos princípios de legibilidade diminui a extensão e, em acordo com a literatura, tem impacto duvidoso no escore de legibilidade. Resta investigar a traduzibilidade comparada para verificar o pressuposto de que aplicar os princípios é "escrever em inglês em português".
Texto completo
Dirección externa:
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.