¿No posee una cuenta?
POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: O VÍDEO COM 400 MIL VISUALIZAÇÕES DEMONSTRANDO ADESÃO SOCIAL AO CONTROLE ÉTICO DA ARANHA-MARROM
Kaz Rolim de Moura Born y Marta Luciane Fischer.
XIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica, XVI Ciclo de Palestras Tecnológicas, I Semana da Pedagogia e X Semana da Biologia. Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Roque, São Roque, 2025.
Dirección estable:
https://www.aacademica.org/jpctifspsrq/12
Resumen
A popularização da ciência é o processo de tornar o conhecimento científico acessível, compreensível e relevante para a sociedade, buscando promover a alfabetização científica, aumentar o interesse e apreciação pela ciência e incentivar a participação do público no processo científico, porém existe o desafio de alcançar e engajar públicos diversos. O loxoscelismo em Curitiba é reconhecido há 30 anos, ou seja, uma geração de jovens nasceu e cresceu em uma situação de risco de acidentes, podendo levar a habituação ou medo excessivo, transpondo para outras aranhas, outros animais e elementos naturais. Percebendo a necessidade de divulgar o conhecimento científico sobre o loxoscelismo, o presente projeto visou desenvolver uma ferramenta de comunicação digital, utilizando as redes sociais, voltada para divulgação de pesquisas com a aranha-marrom. O projeto consistiu na produção de conteúdo, em forma de textos, imagens e vídeos curtos, para o perfil @aranha.marrom no Instagram, e, através de enquetes e questionários, avaliar o conhecimento prévio dos seguidores e validar a popularização do conhecimento científico. Foram feitas 22 postagens e houve um aumento em 600 vezes do número de seguidores desde o começo do projeto até sua conclusão. Neste trabalho é dado foco para as postagens com maior desempenho, que abordam o controle biológico das aranhas-marrom através das aranhas treme-treme. Os comentários revelaram uma alta adesão do público quanto ao controle biológico, com relatos pessoais positivos e declarações de mudanças de comportamentos para permitir o controle natural. É possível concluir que o uso de redes sociais é eficaz em divulgação científica, tendo um alto engajamento e boa aceitação entre usuários. Existe uma preferência por conteúdos em formato de vídeos curtos entre os usuários, que obtém mais alcance do que outras formas de conteúdo. Ainda existe a necessidade contínua de divulgação científica para combater o medo excessivo das aranhas e fomentar o convívio ético e sustentável.
Texto completo
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
ARK:
Descargar
PDF