¿No posee una cuenta?
IMPACTO DO VOLUME DE SOLO E DO APORTE DE MATÉRIA ORGÂNICA NA PRODUÇÃO DE MUDAS DE SCHIZOLOBIUM PARAHYBA
Ainran Gyase dos Santos Ribeiro Luciano, Eduardo da Cruz Rita, Gabriel Oliveira da Costa, Heitor Panichi Siqueira, Juan Miguel Gomes de Oliveira, Julio Moraes Pereira y Clayton Luís Baravelli de Oliveira.
XIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica, XVI Ciclo de Palestras Tecnológicas, I Semana da Pedagogia e X Semana da Biologia. Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Roque, São Roque, 2025.
Dirección estable:
https://www.aacademica.org/jpctifspsrq/23
Resumen
O guapuruvu (Schizolobium parahyba), espécie nativa da Mata Atlântica e de rápido crescimento, tem grande importância no reflorestamento e apresenta potencial fitorremediador em solos contaminados por metais pesados. Para avaliar seu desenvolvimento, foi conduzido um experimento em 44 recipientes com diferentes proporções de solo e composto orgânico, onde foram semeadas 88 sementes previamente escarificadas e submetidas a irrigação regular. Após um mês, apenas três sementes germinaram, todas em substratos com maior proporção de solo (80%, 90% e 100%), sendo o melhor resultado em 100% solo, enquanto tratamentos com altos teores de matéria orgânica apresentaram apodrecimento das sementes e proliferação de fungos e insetos. Esses resultados preliminares indicam que a espécie se adapta melhor a ambientes com baixo aporte de matéria orgânica e exige boa disponibilidade hídrica, reforçando seu potencial para programas de reflorestamento e remediação ambiental.
Texto completo
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
ARK:
Descargar
PDF