Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
EFEITO DE DIFERENTES PROPORÇÕES DE COMPOSTO ORGÂNICO DA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA NO DESENVOLVIMENTO DE CULTURAS AGRÍCOLAS: CULTURA (URUCUM)
Kauan Figueredo Novais, Kauã Xavier de Oliveira, Pedro Henrique de Oliveira Silva, Renan Ventura da Silva Nascimento y Clayton Luis Baravelli de Oliveira.
XIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica, XVI Ciclo de Palestras Tecnológicas, I Semana da Pedagogia e X Semana da Biologia. Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Roque, São Roque, 2025.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/paWp/ZFh
Resumen
O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes proporções de composto orgânico provenientes da indústria alimentícia no desenvolvimento (inicial) de culturas agrícolas. Foi utilizado o urucum (Bixa orellana L.) como espécie para o cultivo. A escolha do tema fundamenta-se na busca por alternativas sustentáveis de aproveitamento de resíduos agroindustriais, visando sua utilização como insumo agrícola, sem necessidade do uso de fertilizantes químicos, que prejudicam o solo. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, composto por 11 tratamentos, sendo eles diferentes proporções de solo e composto orgânico, com quatro repetições cada. A variável analisada foi a germinação das sementes, realizada em condições controladas de cultivo. Os resultados demonstraram que a germinação ocorreu exclusivamente no tratamento contendo 100% de solo, enquanto todos os tratamentos com presença de composto orgânico, em quaisquer proporções, não apresentaram germinação. Considera-se, portanto, que novos estudos são necessários para avaliar estratégias de tratamento e estabilização do composto antes de sua aplicação em sistemas agrícolas, de modo a permitir seu aproveitamento sustentável sem comprometer o desenvolvimento inicial das culturas.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.