¿No posee una cuenta?
VERDE NA MEDIDA: A JORNADA DA CEBOLINHA
Daphny Pereira Joia, Emanuel de Oliveira Nascimento, Julia Harumi Nakazawa, Maria Eduarda Beiro Paulino, Pedro Henrique Araùjo Saqui y Clayton Luís Baravelli de Oliveira.
XIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica, XVI Ciclo de Palestras Tecnológicas, I Semana da Pedagogia e X Semana da Biologia. Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Roque, São Roque, 2025.
Dirección estable:
https://www.aacademica.org/jpctifspsrq/26
Resumen
A cebolinha verde (Allium fistulosum), pertencente à família das Aliáceas, é amplamente cultivada no Brasil, especialmente por pequenos agricultores, devido ao seu uso culinário e valor nutricional. Este trabalho teve como objetivo avaliar o desenvolvimento da cebolinha em diferentes proporções de solo e composto orgânico. O experimento foi realizado em casa de vegetação no Instituto Federal de São Paulo – Campus São Roque, utilizando 44 caixas de leite como recipientes, preenchidas com 11 diferentes proporções de solo e composto orgânico, variando de 100% solo a 100% composto. Após preparo e descanso do substrato por 30 dias, foram semeadas 5 sementes por caixa. A germinação inicial foi observada 19 dias após a semeadura, com destaque para os recipientes sem composto orgânico. No entanto, os resultados preliminares indicaram a proliferação de fungos nas caixas com maiores concentrações de composto, o que comprometeu a germinação das sementes. Em alguns recipientes, onde houve germinação, as plantas atingiram entre 7 a 13 cm de altura em 14 dias após a emergência. Conclui-se que, em curto prazo, o uso do composto orgânico não foi eficiente para a germinação da cebolinha, possivelmente devido à instabilidade microbiológica do substrato. Recomenda-se a realização de estudos adicionais para avaliar o comportamento do composto ao longo do tempo e seus reais efeitos no desenvolvimento da cultura.
Texto completo
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.
ARK:
Descargar
PDF