Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
CULTIVO DA CULTURA DO FEIJÃO PRETO EM SOLOS COM COMPOSTO ORGÂNICO
Guilherme Furukawa, Luiz Gustavo de Oliveira Neves, Pedro Luís de Oliveira Branco, Rhuan Cardozo, Rafael Oliveira Souza, Yuri Ramirez Reis y Clayton Luís Baravelli de Oliveira.
XIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica, XVI Ciclo de Palestras Tecnológicas, I Semana da Pedagogia e X Semana da Biologia. Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Roque, São Roque, 2025.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/paWp/rFf
Resumen
A cultura escolhida foi o feijão preto, seu nome científico é Phaseolus vulgaris L.,O feijão preto é originário da América Central e América do sul, é cultivado há mais de 7 mil anos por povos originários e se tornou um dos alimentos básicos em diversas culturas latino-americanas, especialmente Brasil, Cuba, México e Colômbia. A sua coloração preta vem de compostos fenólicos e antocianinas presentes na sua casca. Sobre o seu cultivo,o clima deve ser predominantemente tropical ou subtropical, o solo deve ser bem drenado e fertil, com o pH entre 5,5 e 6,5, precisa ser irrigado constantemente para o florescimento e enchimento dos grãos. Sobre os métodos, foi utilizado caixas de leite vazias e limpas, dentro delas foi colocado vários tipos de solo, do 100% solo até o 100% composto, em cada caixa foi plantado 4 grãos de feijão, depois de plantado irrigamos ele 2 dias de cada semana. Após um mês do cultivo os resultados foram de certa forma satisfatório, em 4 caixas nasceram mudas de feijão, porém nas demais não nasceram nenhuma muda. Conclui-se que os feijões plantados nas caixas de leite com maior concentração de composto orgânico não germinaram, sendo os plantados com maior concentração de solo germinaram, podendo ser pela compactação do composto ou outros fatores não avaliados.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.