Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E SENSORIAL DE PÃO AUSTRALIANO ENRIQUECIDO COM FARINHA DE BAGAÇO DE UVA E O EFEITO DE ÁCIDO NA CONCENTRAÇÃO DOS COMPOSTOS FENÓLICOS
Larissa dos Santos Marques y Maira Oliveira Silva Pereira.
XIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica, XVI Ciclo de Palestras Tecnológicas, I Semana da Pedagogia e X Semana da Biologia. Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Roque, São Roque, 2025.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/paWp/GbQ
Resumen
O bagaço de uva, subproduto da produção de suco de uva e do vinho, tem se destacado como um ingrediente promissor para uso em produtos alimentícios devido às suas propriedades químicas, funcionais e sensoriais. O trabalho teve como objetivo desenvolver um pão australiano com substituição parcial da farinha de trigo por farinha de bagaço de uva da variedade Touriga Nacional, além de avaliar as características químicas e sensoriais do produto, com ênfase nos efeitos dos ácidos ascórbico e cítrico sobre os compostos fenólicos e a coloração do pão. Serão incorporados 5% de farinha de bagaço de uva em relação à farinha de trigo, e cinco formulações foram elaboradas: a controle, uma com adição da farinha do subproduto da uva e sem ácido e três com adição da farinha do subproduto da uva e adição individual ou combinada dos ácidos ascórbico e cítrico. Foram realizadas análises de composição centesimal, compostos fenólicos e volume específico para caracterizar o produto, bem como para avaliar o impacto dos ácidos na preservação dos compostos fenólicos e na coloração do pão. A aceitação das formulações foi medida por um teste afetivo com escala hedônica. A substituição parcial da farinha de trigo por farinha do subproduto de uva no pão tipo australiano mostrou-se viável, enriquecendo o produto com compostos fenólicos de ação antioxidante. A adição de ácidos orgânicos contribuiu para a estabilidade desses compostos e melhorou o volume específico, característica tecnológica da massa. Embora a formulação com ácido ascórbico tenha apresentado melhor desempenho sensorial em vários atributos, a aceitação global e a intenção de compra foram apenas moderadas, indicando a necessidade de ajustes na formulação ou de aplicação da farinha em outros tipos de pães.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.