Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
NARRATIVAS ECOFASCISTAS NO AMBIENTE VIRTUAL: COMO O CONJUNTO SOCIOAMBIENTAL É DETURPADO ONLINE
Ana Luize Sampieri Diniz, Antonella Gonçalves Ruiz, Giovanna Batista, Isabella Vitória da Silva, Lívia Machado Arruda, Matheus Damasceno Lima y Rafael Alves de Sousa Barberino Rodrigues.
XIII Jornada de Produção Científica e Tecnológica, XVI Ciclo de Palestras Tecnológicas, I Semana da Pedagogia e X Semana da Biologia. Instituto Federal de São Paulo - Câmpus São Roque, São Roque, 2025.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/paWp/8a3
Resumen
Este trabalho analisa como o ecofascismo representa uma deturpação do discurso ambientalista em ambientes virtuais, especialmente nas redes sociais digitais. De acordo com Santolini (2024), essa apropriação ocorre quando a extrema-direita instrumentaliza pautas ambientais para legitimar práticas de exclusão social. O objetivo principal da pesquisa foi sensibilizar estudantes do ensino médio técnico integrado dos cursos de meio ambiente, alimentos e administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus São Roque (IFSP-SRQ) sobre os riscos do ecofascismo e suas possíveis manifestações no cotidiano. Para isso, foram realizadas algumas ações como rodas de conversas, palestras e dinâmicas com turmas do ensino médio, além da aplicação de formulários para avaliar os conhecimentos prévios e os resultados obtidos após as atividades como forma de comparação. A escolha do tema justifica-se pela relevância socioambiental e acadêmica, uma vez que a falta de informação pode favorecer a aceitação e a difusão de ideologias ecofascistas. O trabalho contribui, portanto, para a formação crítica dos estudantes, incentivando-os a compartilhar os conhecimentos adquiridos com seus colegas e com a comunidade por meio de atividades práticas e reflexivas.
Texto completo
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.