Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
Do sistema educacional e o desafio da fundação de um novo homem entre a organização científico-técnica e a formação econômico-social
Mariano da Rosa, Luiz Carlos.
Revista Cadernos Zygmunt Bauman (UFMA - Universidade Federal do Maranhão), ISSN: 2236-4099, Edição "O ciberpajé e a tecnociência", (São Luís - MA), vol. 5, núm. 10, 2015, pp. 19-41.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/prnO/wew
Resumen
Detendo-se nas relações entre a organização científico-técnica e a formação econômico-social, o artigo, baseado em uma teoria crítica que correlaciona em sua perspectiva as reflexões de Marcuse, Adorno e Bourdieu, investiga o sistema educacional e a sua condição como locus de reprodução e locus de possibilidades no âmbito de uma organização social que traz como fundamento uma racionalidade produtivista cuja lógica impõe valores e práticas, condutas e comportamentos, necessidades e objetivos, que convergem para um tipo de humanismo e uma espécie de humanidade que resultam dos determinismos histórico-culturais e socioeconômicos, os quais encerram leis que não demandam senão o seu conhecimento e a sua dominação prática por parte do sujeito (agente), cabendo ao processo formativo-educacional o desafio de produzir a sua conscientização e libertação, à medida que perfaz um projeto que implica na fundação de um novo homem e na construção de outra modalidade de existência.
Texto completo
Dirección externa:
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.