Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
A soberania entre a renúncia dos direitos ilimitados do contrato hobbesiano e a “alienação verdadeira” do pacto rousseauniano
Mariano da Rosa, Luiz Carlos.
Revista Ciências Humanas - Universidade de Taubaté (UNITAU), ISSN: 2179-1120 (Taubaté / SP), vol. 9, núm. 1, 2016, pp. 115-130.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/prnO/Vga
Resumen
Detendo-se na transição do estado de natureza para a sociedade civil, o ar go contrapõe o caráter con ngente e voluntário do contrato hobbesiano e a necessidade que implica o processo de cons tuição do social que determina o pacto rousseauniano, convergindo para a an nomia da relação envolvendo liberdade e autoridade que se de acordo com a perspec va de Hobbes demanda a renúncia dos direitos ilimitados dos sujeitos em função da soberania estatal e acarreta a ins tuição do soberano como representante, detentor de todo o poder cole vo e única fonte da lei, segundo a leitura de Rousseau requer a "alienação verdadeira" dos indivíduos em face da soberania popular e resulta na cons tuição do povo soberano, única fonte legí ma do poder e seu único detentor, e na ins tuição da Vontade Geral como condição para o seu exercício. Palavras-chave: Hobbes. Rousseau. Contrato. Direitos. Soberania.
Texto completo
Dirección externa:
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.