Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
 
A oração entre as práticas mágico-religiosas do politeísmo e o relacionamento pactual do monoteísmo: Da superação do Determinismo da História em Mircea Eliade à Presença do Mistério do Ser em Paul Tillich
Mariano da Rosa, Luiz Carlos.
Revista Teológica Doxia (Centro de Ensino Superior Fabra / FABRA / PUC-RJ), ISSN: 2526-2300 (Serra - ES), vol. 3, núm. 3, 2018, pp. 46-75.
  ARK: https://n2t.net/ark:/13683/prnO/exb
Resumen
Convergindo para uma concepção que afirma o determinismo da História e encerra a necessidade de repetição do conteúdo mítico através de preces e práticas rituais como possibilidade de domínio da realidade, o artigo sublinha, baseado no método histórico-comparativo de Mircea Eliade, que se os gestos arquetípicos na cultura oral e politeísta caracterizam-se como hierofanias, a revelação pessoal de Deus no monoteísmo constitui-se um movimento que traz a concepção de História como uma teofania, o que implica a existência de uma vontade suprema em uma construção histórica que se impõe como uma sequência ininterrupta de fenômenos teofânicos correlacionados no tempo e no espaço, no sentido de uma ordem sucessiva de eventos negativos ou positivos em um conjunto que assinala para cada um deles um valor intrínseco. Dessa forma, sobrepondo às práticas mágico-religiosas e às recitações míticas dos processos litúrgico-rituais do politeísmo o relacionamento pactual do monoteísmo de Israel, o artigo mostra a oração como uma experiência que correlaciona mistério, milagre e êxtase, convergindo para a instauração da união entre a criatura e o Criador e para a presença do mistério do ser em Tillich através da perspectiva teológico-filosófica e referencial teórico fenomenológico em um processo baseado no legado judaico-cristão que se detém na noção de Deus como Ser Pessoal em lugar de uma concepção de Divindade como um princípio uno, impessoal e abstrato.
Texto completo
Dirección externa:
Creative Commons
Esta obra está bajo una licencia de Creative Commons.
Para ver una copia de esta licencia, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.es.