Atención

Búsqueda avanzada
Buscar en:   Desde:
Humanidades Digitales: Miradas desde el sur. Quinto Congreso de la AAHD.
															Asociación Argentina de Humanidades Digitales.
															17 y 18 de noviembre de 2022.
										General Roca-Füskü Menuko, Provincia de Río Negro, Argentina.
Humanidades Digitales: Miradas desde el sur. Quinto Congreso de la AAHD Asociación Argentina de Humanidades Digitales 17 y 18 de noviembre de 2022 General Roca-Füskü Menuko, Provincia de Río Negro, Argentina.
Viernes 18 de noviembre de 2022
Panel 11
Edições digitais de manuscritos de mulheres e sobre mulheres na Capitania de São Paulo: um processo de edição filológica com o auxílio da ferramenta eDictor
Horario: 15:00hs a 16:30hs.
Coordinador(es): Motta, Elisa Hardt Leitão Motta (USP) .
Duración: 1:30hs.
A comunicação apresentará o trabalho de edição digital e análise filológica elaborado atualmente no âmbito da pesquisa de Mestrado intitulada '“Aquela serpente infernal encarnada em mulher”: edição e estudo filológico de manuscritos de mulheres e sobre mulheres na Capitania de São Paulo' do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP). Esta pesquisa encontra-se inserida no cerne do campo das Humanidades Digitais ao combinar ferramentas digitais e computacionais com o conhecimento de disciplinas da Filologia – como a Paleografia e a Diplomática – no estudo e edição de um corpus composto por documentos inéditos escritos ou movidos por mulheres na Capitania de São Paulo entre o século XVIII e início do XIX. As edições digitais, elaboradas a partir de normas filológicas conservadoras e modernizadas, estão sendo realizadas com auxílio do programa eDictor (Paixão de Sousa; Kepler; Faria, 2013), um editor de textos especialmente dedicado ao trabalho filológico e à anotação linguística que permite a coexistência de camadas de edição com diferentes graus de mediação, de modo que a modernização de certas grafias não interfere na preservação da camada mais conservadora de edição. Pretendemos disponibilizar as edições resultantes deste trabalho de forma online para que pesquisadores de áreas como a História e a Linguística tenham acesso a estas fontes documentais essenciais para o estudo da história das mulheres e da história da língua portuguesa. Deste modo, propõe-se apresentar esta pesquisa que vem incorporando recursos digitais ao labor filológico, em consonância com as práticas próprias das Humanidades Digitais.
Organizadores
Auspiciantes
Avales